Tecnologias
E seu uso positivo em sala de aula.
Escrito por: Isadora Dmitruk

Na última semana a Coordenação do ensino médio do Sesi Internacional tomou uma medida drástica: implantou uma “caixa de celulares” nas salas de aula, com instruções para que os alunos depositassem ali seus celulares no começo das aulas e só os apanhassem durante o intervalo ou horário de almoço.
Pelas normas da escola teoricamente deveríamos fazer isso sem precisar da caixa. Entretanto esta regra não estava sendo cumprida por uma parcela dos alunos, o que acarretou em uma punição para todos.
Mas essa decisão não condiz com a metodologia de ensino do Sesi, que incentiva a postura investigativa dos alunos e a nossa autonomia em relação aos estudos, sempre promovendo a inovação da nossa maneira de pensar e trabalhar em equipe.
De acordo com a professora Geovana Humeniuk, especialista sobre o assunto, na sala de aula deve haver uma mescla entre o uso da internet e dos livros didáticos como ferramenta de pesquisa. Utilizando a vasta informação encontrada na internet e a metodologia de ensino presente nos livros.
Além disso, os alunos estão muito mais propícios a aprender e absorver conhecimento com aulas prazerosas, preparadas pensando no aluno e na sua relação com a disciplina. Segundo a professora, até mesmo a música pode ser uma ferramenta colaborativa para o aprendizado, tornando a aula mais divertida. Desde que usada apenas em momentos em que não atrapalhe a explicação do professor e o desenvolvimentos das atividades propostas.
É de extrema importância que tenhamos consciência e maturidade em relação ao uso responsável dos celulares em sala de aula para que nossa liberdade não seja reduzida.