Surto coletivo
A dependência das redes sociais durante a quarentena
Escrito por: Luiza Valotto
Em época de quarentena, a internet e as redes sociais trazem muitos benefícios para muitas pessoas. O acesso à internet - que se tornou indispensável no dia a dia das pessoas - está possibilitando as interações entre amigos e familiares. Para algumas pessoas seu uso está relacionado ao trabalho e aos estudos e, para outras, a rede social no contexto de isolamento social está servindo para a adoção de novas estratégias de comércio e aproveitar a crescente procura por produtos que antes eram comumente comprados em lojas físicas. Ou simplesmente fazem o seu uso com fins recreativos como desfrutar do lazer e da cultura, sendo uma escapatória para tantas notícias ruins com ênfase no número de mortes e previsões das curvas de contágio sobre a pandemia que nos deixam cada vez mais angustiados.
​
No entanto, embora as redes sociais tenham se tornado aliadas para muitos durante o confinamento, o uso compulsivo da mesma pode ser uma fonte de ansiedade e frustração que se agravado, pode sujeitar os indivíduos à problemas como depressão, transtornos e vícios, tornando-os dependentes. O cenário da pandemia causada pelo novo vírus revela um contexto de medo pela incerteza do futuro e a agonia do presente. De modo que até mesmo aqueles que não estão podendo fazer o isolamento social, também estão passando mais tempo acessando a internet e, consequentemente, consumindo informações ali veiculadas.
.jpg)
A internet e as redes sociais também oferecem um local para a livre movimentação de ideias e opiniões, o que nem sempre resulta em algo positivo. Aqueles que já têm um distúrbio estabelecido, tendem a agravar o seu quadro dentro de um ambiente tão persuasivo como as redes sociais.
Com isso, para que as informações sejam devidamente absorvidas de forma crítica e reflexiva é necessário dosar o uso e tentar ao máximo se distrair com outras atividades para que assim, possamos usufruir das muitas possibilidades de produção, comunicação e disseminação de conhecimento. Pois quando a intensidade dos acessos começa a prejudicar a produtividade, a vida e a harmonia nas relações interpessoais é um sinal de que algo está saindo do controle. Logo, use a internet a seu favor.