SAGITTARIUS A*
Sagittarius A* é o nome dado a o buraco negro colossal que habita o centro da nossa galáxia, a via láctea.
Atualmente a ciência astronômica acredita que no centro de toda grande galáxia espiral há um buraco negro estelar. Esses corpos celestes influenciam diretamente na organização e comportamento das galáxias, podendo até interferir na órbita de planetas, estrelas e tudo que está incluso na mesma.
Na via láctea o buraco negro que localiza-se no centro da galáxia é chamado de Sgr A* (Sagittarius A*). Ele situa-se a 26.000 anos-luz da Terra, sua massa é equivalente a 4 milhões de massas solares, entretanto há quem defenda que ronda 1 milhão de massas solares. E seu diâmetro é de aproximadamente 44 milhões de km.

A grande quantidade de poeira interestelar ao redor de Sgr A* impede uma melhor observação ótica do buraco negro. Todavia a partir de infravermelhos e raios-X os cientistas podem estudar e observar esse colossal corpo celeste.
Esse ano Sgr A* emitiu uma luz extremamente forte, tão forte que cientistas o confundiram com a estrela S0-2. Mais precisamente o buraco negro aumentou seu brilho 75 vezes em duas horas. Ainda não sabe-se o que causou esse aumento, contudo a uma especulação de que o misterioso fenômeno esteja ligado a estrela S0-2, que está em uma longa órbita elíptica de 16 anos em torno de Sagittarius A*, e que se aproximou mais, chegando a 17 horas-luz do buraco negro, no ano passado. Essa estrela teria mudado a forma como o gás flui para o buraco negro, assim fazendo com que mais gás caia sobre o mesmo, o tornando mais instável.

O ser humano ainda não tem o conhecimento total sobre a nossa galáxia, nem menos o seu centro, ainda há muito o que descobrir sobre Sagittarius A* afinal só estamos estudando-o a 20 anos. Porém é com esse pouco que temos que vamos aprender coisas novas e quem sabe um dia chegar mais perto daquele imenso buraco negro.