50 ANOS DESDE APOLLO 11
A humanidade comemora o aniversário da missão Apollo 11
Escrito por: Pedro Ivo
A lua é o satélite natural da Terra, o corpo celeste mais próximo do nosso planeta (são apenas 384.400 km de distância). Chegar na lua sempre foi um sonho do ser humano que até 20 de julho de 1969 era inimaginável. Nesta data, a NASA (National Aeronautics and Space Administration) completava um feito histórico que deixou uma marca na época e tornou o sonho que era impossível uma realidade. O homem pisou na lua pela primeira vez. E tudo isso foi possível graças ao projeto Apollo.
O programa Apollo foi criado em fevereiro de 1966, com o intuito de enviar expedições para a órbita lunar e modificado posteriormente para viabilizar uma expedição tripulada até a lua. O projeto teve início com a missão Apollo 1, entretanto essa missão foi um completo fracasso, resultando na morte dos três astronautas que a compunham: Gus Grissom, Edward White e Roger Chafee. Esse acidente foi resultado de uma falha elétrica que provocou um incêndio no interior da cápsula em que estavam os três astronautas.
.png)
Em 9 de novembro de 1967 Apollo 4 foi lançada. Essa foi uma missão que não houve tripulação e que no final obteve seu objetivo com sucesso. Depois de Apollo 4 foi a vez de Apollo 5, que foi lançada em 22 de janeiro de 1968 como um teste para o módulo lunar, e também foi um sucesso.
Apollo 7 foi a primeira missão tripulada depois de Apollo 1 e foi lançada em 11 de outubro de 1968 contando com 3 astronautas: Wally Schirra, Donn Eisele e Walter Cunningham. A missão estendeu-se durante quase 11 dias, nos quais os astronautas ficaram na órbita terrestre. Apollo 8 foi a primeira expedição tripulada a ser enviada para a órbita da Lua e foi lançada dia 21 de dezembro de 1968. A Apollo 8 ficou na órbita lunar durante 20 horas e então retornou para a Terra. Os três astronautas envolvidos nela foram: Frank Borman, James Lovell e William Anders. Apollo 9 e Apollo 10 realizaram os últimos testes relacionados com alunissagem (pouso na lua), manobras e acoplagem, ambas foram tripuladas. Por fim Apollo 11, a missão que levaria o homem à lua pela
primeira vez foi lançada. O fato aconteceu no dia 20 de julho de 1969 e os escolhidos para realizar a maior missão espacial até então foram três americanos: o comandante Neil Armstrong, engenheiro aeronáutico civil; o piloto do módulo de comando Michael Collins, militar e piloto de testes da Força Aérea, que nasceu em Roma, na Itália, mas era filho de americanos e cidadão do país; e Edwin “Buzz” Aldrin Jr., engenheiro mecânico militar e piloto de caças da Força Aérea.
A decolagem do Saturno V foi tranquila e tudo aconteceu conforme o planejado. Assim que o foguete propulsor se desprendeu do conjunto de módulo de comando e módulo lunar, os três astronautas rumaram diretamente para a Lua em uma viagem que demorou cinco dias. Ao alcançarem a Lua, a Apollo 11 deu a volta por trás do nosso satélite natural e ao retornarem para a face que está virada para nós, desprenderam o módulo lunar para que ele pousasse na desolação empoeirada carregando humanos pela primeira vez. Então Neil Armstrong colocou o seu pé esquerdo no solo rochoso do corpo celeste e falou a frase que marcou esse feito: “Esse é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade”.


Após a caminhada na Lua e todas as atividades que haviam sido planejadas, Armstrong e Aldrin retornaram para o módulo lunar Eagle e descansaram por algumas horas antes do procedimento que ia tirar eles da superfície lunar e voltar ao planeta azul. Depois de Apollo 11 várias missões levaram mais homens a lua e a NASA nunca mais levou um ser humano ao satélite desde 1972.Entretanto, nesses últimos anos a agência tem em vista o projeto Artemis, que deve retornar com pessoas ao nosso satélite natural em
2024 e dessa vez, finalmente, levando pelo menos uma mulher. Mas afinal por que essa viajem até a lua foi tão importante assim ? Para entendermos o quão grande foi esse “Salto para a Humanidade”, basta analisarmos o período após a ida ao satélite natural. Foi a partir das tecnologias implementadas no foguete Saturno V que
começaram a desenvolver tecnologias inovadoras, como por exemplo os microcomputadores, celulares, entre outras. Além disso, com a missão foi possível a coleta de material lunar (rochas e areias) que ajudaram o compreendimento de como a lua foi criada, como a Terra foi criada e como ela evoluiu ao decorrer dos séculos e, também como a lua influenciou nessa evolução. Tudo isso por causa de um pequeno passo para um homem e um grande para a Humanidade.
Referências Bibliográficas:
​
-https://brasilescola.uol.com.br/historiag/apollo-11.htm
-https://jornal.usp.br/atualidades/exploracao-da-lua-ampliou-o-conhecimento-do-universo/
