top of page

Um pequeno vírus e um grande caos

Covid-19, a pandemia que parou o mundo todo e que contagiou mais de milhões de pessoas.

Escrito por: Pedro Ivo

Atualmente, o mundo todo está passando por momentos de dificuldades. Estamos vivendo em um período de pandemia, em que o isolamento social e certos cuidados são de extrema importância. O vírus que estamos enfrentando é fatal e se propaga rapidamente. Por isso cientistas, biólogos, farmacêuticos e médicos estão trabalhando duramente para controlar e achar uma vacina para tal vírus.

Ninguém sabe ao certo como esse novo vírus surgiu na espécie humana, todavia muitas pessoas e, até mesmo o ganhador do prêmio Nobel de Medicina de 2008, acreditam na hipótese de que o vírus foi criado em algum laboratório da China. Para os cientistas, o mais provável é que o vírus tenha sofrido processos de evolução natural,  já que existiu uma versão do vírus no passado, surgindo assim um novo vírus

imagem 2.jpg

O SARS-CoV-2, faz parte de uma família de vírus descobertos em 1937 que causam infecções respiratórias (são uma ampla família de vírus, mas sabe-se que apenas sete deles infectam humanos). Os vírus pertencentes a essa família tem um formato de coroa por isso foram denominados, em 1965, de “coronavírus”. Uma consequência desse novo coronavírus é a doença COVID-19, que pode causar quadros assintomáticos ou infecções respiratórias graves. Quase 80% dos contaminados não têm sintomas, cerca de 20% apresentam dificuldade de respirar e 5% podem precisar de suporte ventilatório para o tratamento de insuficiência respiratória, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

   

O novo vírus foi descoberto na cidade de Wuhan, por conta de uma série de casos de pneumonia com origem desconhecida. Após algumas pesquisas foi descoberta a COVID-19. Desde esse primeiro aparecimento o vírus tem se espalhado exponencialmente em escala global, com atualmente 8 milhões de infectados e 463 mil mortes. No Brasil as mortes chegaram recentemente a 50 mil e com 1 milhão de infectados.

Os sintomas que a COVID-19 pode causar são: tosse seca, febre e cansaço, podendo também causar graves crises de pneumonias e falta de ar. Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus, entretanto isso pode levar até 14 dias. Essa nova doença se alastra rapidamente, sendo transmitida por meio de mucosas e contato com pessoas contaminadas. Por conta disso, os especialistas estão extremamente preocupados e buscando o mais rápido possível uma possível vacina.

imagem 3.jpg

Enquanto as vacinas, a OMS contabiliza 141 candidatas a possíveis vacinas contra a COVID-19, 13 delas sendo testadas em humanos. E até o final de 2021 deve-se produzir 2 bilhões de doses. Porém todas essas vacinas estão sendo testadas e podem ou não ser eficazes contra o vírus. O momento que estamos passando é complicado, entretanto todo o mundo está colaborando para que possamos ganhar essa “luta”, por isso é de extrema importância manter o isolamento social e os devidos cuidados, e caso apresente algum dos sintomas procurar assistência médica. 

SOBRE
nós

Somos uma equipe de alunos do Colégio Sesi Londrina com a missão de levar informações para nossos colegas. 

Sesi news

Siga nossas redes sociais

Siga nossas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

©2018 by Sesi News. Proudly created with Wix.com

bottom of page